Partilhe

[Imprimir]

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) participou nos dias 7 e 8 de outubro, no Salon Partir Etudier à l’Etranger, no Parque de Exposições de Versalhes, França, marcando presença no Stand de Cap Magellan.

Ao longo destes dois dias “tivemos a oportunidade de contactar diretamente com várias centenas de jovens estudantes lusodescendentes e os seus pais que queriam saber como podiam vir estudar para Portugal e para a UTAD”, sublinha Luís Leite Ramos, Vice-Reitor para a Internacionalização.

Os visitantes do salão tiveram a oportunidade de falar com representantes das universidades e explorar as possibilidades de estudar no estrangeiro. Vistos, propinas e equivalências académicas foram algumas das temáticas mais procuradas pelas novas gerações “que mostraram um interesse crescente pelas terras dos seus pais e avós, muitos deles querem vir para cá estudar e, se possível, ficar a trabalhar”. 

De acordo com o Vice-Reitor Luís Ramos os jovens lusodescendentes sabem que as universidades portuguesas oferecem formações de grande qualidade e reputação internacional, portanto “na UTAD temos que estar preparados para os acolher e integrar porque o futuro da nossa universidade também passa por aqui”.
Esta deslocação serviu para promover internacionalmente a academia transmontana e reforçar a sua presença junto das comunidades portuguesas, na Europa e no mundo, atraindo cada vez mais jovens lusodescendentes para estudar no seu campus, bem como promover as suas competências técnicas e científicas e o saber fazer junto dos empresários de origem portuguesa espalhados pelo mundo.

A UTAD esteve representada pelo Reitor Emídio Gomes e Vice-Reitores para a Internacionalização e para o Ensino, Luís Leite Ramos e Jorge Ventura, respetivamente, pela Pró-Reitora para as Relações Internacionais, Cristina Saraiva, pelo Administrador José Miguel Gomes e pela Técnica Superior Lúcia Fernandes.

Para além de um stand na feira Partir Étudier à l’Etranger, o programa desta deslocação complementou-se com ações de promoção da UTAD, nomeadamente com uma conferência digital ”Vos études aux Portugal”, visita à Incubadores de Empresas da Universidade de Paris Dauphine, sessão de informação junto das turmas de Português do Lycée Honoré de Balzac pela Cap Magellan e reunião com o Diretor do Liceu acompanhados do Conselheiro da Câmara de Paris, Hermano Sanches Ruivo e Conferência Universidades de Desenvolvimento Regional.
Muitas figuras públicas, incluindo o Embaixador de Portugal em França (José Augusto Duarte), a Coordenadora do Ensino Português em França (Isabel Sebastião), a Deputada Portuguesa para a Europa (Nathalie De Oliveira), o Diretor-Geral do Ensino Superior Português (Joaquim Mourato) e a Diretora dos Serviços de Acesso ao Ensino Superior Português (Mafalda da Costa Macedo), estiveram presentes na inauguração do stand da UTAD e puderam partilhar as vantagens do ensino superior português.

Esta é a primeira de várias ações que estão previstas de divulgação da UTAD junto da comunidade portuguesa e lusodescendente tendo como propósito mostrar-se como o destino certo para estudar em Portugal, cada vez mais global e inclusivo.

 

Texto: Helena Margarida