A 25 de Abril realiza-se o evento Douro Trail 9Quintas. Esta prova desportiva irá percorrer caminhos, trilhos e vinhas ao longo de nove Quintas do Douro Vinhateiro entre a Vila de Sabrosa e o Pinhão, numa distância de 32 km.

O evento, organizado pela empresa Positive Life Sensations tem como parceiros a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), os Municípios de Sabrosa, Alijó, Vila Real, a Associação Sabrosa Douro XXI e a Clinica Dr. Eduardo Merino.
A prova tem início na Praça do Município de Sabrosa e termina na praia fluvial do Pinhão e é composto pelas provas Corrida Trail (32km); Mini Trail (18km); e Percurso Pedestre (12km), que irão passar por dentro das seguintes quintas vinícolas: Quinta da Arruda, Quinta Manoela, Quinta de Santo António, Quinta do Passadouro, Quinta do Silval, Quinta Poeira, Quinta Terrafeita, Quinta da Cavadinha e Taylor’s.
Três outros eventos estão já previstos durante o mês de junho: Ultra Trail Serra do Alvão, a 6 de junho, composto por uma prova de longa distância (55km), uma prova com a distância de 21km (Trail do Alvão) e ainda uma caminhada familiar (10km);

Urban Trail St António, a 13 junho em Vila Real, que consiste em percorrer caminhos pedestres dentro da cidade de Vila Real sem a utilização da estrada, em espaços verdes pouco utilizados pelos cidadãos, dando a conhecer trilhos e percursos naturais. Esta prova irá passar no campus da UTAD e ainda em algumas extensões da antiga linha de comboio que permitirá aos participantes conhecer e descobrir os mais íntimos recantos da cidade;

La Rosa/ Carvalhas Hill Challenge, a 20 Junho no Pinhão. Trata-se da recriação de uma prova originalmente criada pela Patriarca da Família Bergquist, Proprietária da Quinta desde 1906. Com início na Quinta de La Rosa, consiste na travessia do Rio Douro a nado (200m), seguido de um up Hill de 4km por entre socalcos e vinhas até ao local da Casa Redonda no topo da Quinta das Carvalhas da Real Companhia Velha. Paralelamente, será realizada uma caminhada familiar, desde o local onde a travessia foi feita, seguindo pelo cais do Pinhão e pela ponte sobre o Rio Douro, com subida à Quinta das Carvalhas. Esta prova é seguida de um almoço convívio no topo da Quinta das Carvalhas da Real Companhia Velha.

A Positive Life Sensations, responsável pela organização destes eventos, é uma empresa constituída por antigos estudantes da UTAD e organiza eventos desportivos e animação turística. Dar a conhecer as potencialidades das áreas onde decorrem os eventos, permitindo assim o relacionamento mais próximo de todos os participantes com a natureza envolvente, é o objetivo, pelo que estas provas desportivas constituem-se um ponto de encontro para amantes desta prática desportiva e mas também uma oportunidade para aqueles que apenas querem conhecer uma paisagem inigualável no panorama nacional e internacional.