​Decorreu um Curso Técnico de Floresta Urbana, organizado pelo Gabinete de Formação da UTAD (GForm), tendo como responsável científico Luís Miguel Martins, do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista (CIFAP) e do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas (CITAB).
Neste curso foram abordadas temas relacionados com a gestão arbórea, fitossanidade, avaliação do risco e cirurgia de árvores. Participaram como formadores Teresa Fonseca (CIFAP), Aderbal Silva (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil) e empresas privadas como Gistree, Vila Real; Biostasia, Projetos e Engenharia, Almada.
Participaram no curso 18 formandos com atividades profissionais relacionadas com os espaços verdes. São técnicos de entidades públicas como Municípios da Guarda e Vila Real; Regimento de Infantaria 13 e entidades privadas de Vila Real, Coimbra, Guimarães, Porto e Famalicão.
De um modo geral, a perceção e discussão dos temas abordados foi muto positiva. Para alguns dos técnicos, este foi o primeiro contacto com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.