Cerca de 230 crianças e jovens de vários pontos do país participaram, de 25 a 29 de junho, na UTAD Júnior, que se traduziu numa animada semana de férias, preenchida com muita diversão e muita ciência.

Realizada sob a égide do Ano Europeu do Património Cultural da UNESCO, esta Universidade de Verão, adoptou o lema “COOLtiva-te”, tendo como objetivo primordial ajudar a descobrir e a explicar o património cultural, com ideias inovadoras e experiências memoráveis. Com esta preocupação de aproximar os mais novos do património, procurou-se gerar em cada um sentimentos de pertença a um universo cultural com os deslumbrantes valores de identidade.

Os participantes nesta iniciativa tinham idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos. Durante a semana puderam aprender ciência enquanto se divertiam, integrando-se num vasto leque de atividades pedagógicas e culturais, em ambiente lúdico, que possibilitou um saudável convívio de crianças e jovens das diferentes regiões. O programa, elaborado de acordo com as diversas faixas etárias, contemplou mais de meia centena de desafios, despertando muita curiosidade e muita adrenalina.

Os participantes, devidamente acompanhados por monitores e docentes, ficaram a conhecer o ritmo e o espírito da vida académica, os laboratórios, as salas de aulas, os centros de investigação e os espaços desportivos, o que poderá começar a ajudá-los no seu processo de escolha vocacional no ensino superior. Os que vieram de longe ficaram alojados nas residências dos Serviços de Ação Social da UTAD.