A UTAD foi palco, nos dias 26 e 27 de Setembro, do 1º Summer Innovation Campus, um evento abrangente de inovação e transferência de tecnologia, que apostou numa fusão entre a academia e o mercado, no sentido de criar sinergias que promovam a inovação e o empreendedorismo.

Na sessão de abertura, na Aula Magna, que contou com a presença do Ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, usou da palavra o reitor da UTAD dando nota do orgulho da Universidade pela qualidade do evento, ao mesmo tempo que deixou algumas notas positivas sobre o desempenho da instituição nos vários domínios da sua missão. Aproveitou também para louvar o apoio do ministro ao reforço do ensino superior dos territórios de baixa densidade, constatando verificar-se já este ano maior equilíbrio territorial no acesso dos novos estudantes. Fontainhas Fernandes, relativamente aos centros de investigação, apelou também ao empenhamento do ministro no combate à tendência de centralizar a investigação no Porto e em Lisboa.

Na mesma sessão, teve a palavra o vice-reitor para Área da Investigação e Inovação, Emídio Gomes, que fez o ponto da situação sobre a investigação que se faz na UTAD e sobre os resultados animadores que vem obtendo, em número de projetos, de bolseiros, de publicações em revistas científicas, mas também na posição em rankings internacionais.

O Ministro Manuel Heitor, por seu turno, enalteceu a UTAD pelo êxito dos resultados deste ano nos novos acessos ao ensino superior, bem como pela dinâmica demonstrada na realização do Summer Innovation Campus, o que confirma a Universidade como uma instituição cada vez mais aberta às novas ideias e à procura de novos conhecimentos.

Ao longo dos dois dias, as atividades desenvolveram-se com sessões plenárias, workshops temáticos, apresentação de projetos e o concurso de ideias “INOV@UTAD”, assim como iniciativas de competição e socialização, que incluíram um “innovation market”, um concurso de ideias tecnológicas (“hackathon”), um “code battle”, um jogo de georreferenciação, uma festa “sunset”, uma área de restauração, entre outras.