Pela primeira vez realizada na UTAD, decorreu a 9 de março a semifinal das Olimpíadas de Química +2019 que acolheu 36 alunos, provenientes de 12 escolas dos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Guarda e Viseu, num total de 12 equipas em competição. O evento foi organizado e dinamizado pelo Departamento de Química desta Universidade, sob a égide da Sociedade Portuguesa de Química.

Nesta semifinal os alunos prestaram provas, que consistiam na resposta a questões de índole teórica num tempo máximo de hora e meia e que incidiu na Tabela Periódica, por se tratar do Ano Internacional da mesma.

Nesta semifinal venceram as seguintes equipas que conquistaram os três primeiros lugares, e às quais foram entregues certificados de participação a todos os alunos e professores e ainda medalhas:

1º lugar: Equipa “Megaquímica” – Escola Secundária de Valpaços

Guilherme Coelho Chaves

Joana Cerdeira Lopes

Ricardo Gonçalves Alves

2º Lugar: Equipa “The Young Curies” – Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos (Felgueiras)

-Ana Filipa Carvalho Cunha

– Joana Glória Guimarães Correia

– Matilde Marinho Valente

3º Lugar: Equipa “JAM” – Escola Secundária Dr. Júlio Martins (Chaves)

Ana Garcia Amarante

Joana Maria Andrade dos Santos Baiona

– Matilde Alves Pinheiro

A equipa classificada em 1º lugar estará presente na Final Nacional das OQ+, que se realiza a 18 de Maio na Universidade de Aveiro.