Para refletir sobre o jornalismo atual e o papel dos jornalistas, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebe na próxima quinta-feira, 3, os Encontros Nacionais da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ). A sessão decorrerá pelas 11h no edifício dos Blocos Laboratoriais e, também, em ambiente online.

O “Jornalismo que temos e que Jornalismo queremos” e as preocupações com os “jornalistas de hoje a caminho do amanhã” são algumas das questões centrais desta iniciativa que vai juntar jornalistas, estudantes, docentes e investigadores da área da comunicação social.

Num momento em que o modelo de financiamento da CCPJ está a ser questionado pelos profissionais, importa refletir sobre os emolumentos cobrados pela emissão dos títulos, as condições de acesso e a regulamentação da profissão. Em cima da mesa estarão também os direitos e deveres subjacentes ao exercício da atividade jornalística, as regalias para quem é detentor da carteira profissional e o que representa ser jornalista em Portugal.

Os Encontros Nacionais da CCPJ, entidade independente de (cor)regulação da profissão, chegam à academia transmontana para que os jornalistas da região possam contribuir para as mudanças (a nível legislativo, comportamental e compromisso para com a atividade jornalística) que venham a ocorrer no futuro próximo.

Texto: Joana Costa