Está marcada para 18 de março, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), uma das semifinais das Olimpíadas de Química Júnior. Este ano, a iniciativa conta com a participação de 90 alunos, provenientes de 22 escolas da região norte do País. Esta adesão revela um crescimento de cerca de 30%, face à edição de 2022.

Destinadas aos alunos que frequentam os 8º e 9º anos de escolaridade, as Olimpíadas de Química Júnior procuram dinamizar o estudo e o ensino da Química, aproximando as Escolas Básicas e as Instituições de Ensino Superior para despertar o interesse e vocações para esta área científica.

É importante a interação precoce dos jovens com a Universidade, no contexto da estratégia global de atração de alunos”, afirma Paulo Santos, docente do Departamento de Química da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA).

As provas estão agendadas para as 10:30h, nas salas do edifício do Pólo I da (ECVA). Os alunos apurados nestas semifinais passam à final nacional, cujo local e data ainda não são conhecidos.

As Olimpíadas da Química Júnior são promovidas pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) em colaboração com várias universidades portuguesas.

Texto: Patrícia Posse