Desenvolver competências para a sustentabilidade e apresentar exemplos de boas práticas ambientais são a base do Eco-Skills, um programa pioneiro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Nesta segunda edição, estão envolvidas mais de duas dezenas de estudantes.

Inserida num dos maiores Jardins Botânicos da Europa, a UTAD assume, no seu Plano Estratégico, a responsabilidade e o compromisso de contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos no espaço da Academia. O programa do Eco-Skills II está desenhado para compreender os conceitos de eco-campus, eco-skills, eco-student e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Pretendemos dar um contributo para que os nossos estudantes desenvolvam um conjunto de competências diferenciadoras que lhes permitam serem tomadores de decisões para um futuro sustentável”, sublinha a Provedora do Estudante, Isilda Rodrigues.

As sessões privilegiam metodologias ativas e participativas e irão abordar temas como “A Gestão Eficiente do Recurso Energia”, “Ciclo Urbano Sustentável da Água”, “Soluções Baseadas na Natureza para melhorar o bem-estar das pessoas e o ambiente”, Alterações Climáticas: da génese aos impactos”, “Combate ao desperdício alimentar” e “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): contributos para um futuro mais sustentável”.

Como projeto final, os 22 formandos são desafiados a apresentar uma proposta de melhoria de uma área do campus da UTAD que considerem estar desaproveitada.

“Da primeira edição do Eco-Skills, foram vários os projetos levados à prática como, por exemplo, a Feira Solidária que deu origem ao “Armário Solidário” ou à colocação de bebedouros no campus. Para 17 de maio, estamos já a organizar a Feira Sustentável”, frisa Isilda Rodrigues.

O Programa Eco-Skills é uma parceria entre a Provedoria do Estudante e a Associação Académica da UTAD. Os estudantes inscritos, para além das competências adquiridas e devidamente certificadas, terão um complemento à formação curricular, com duas unidades de crédito acrescidas às 180 unidades da licenciatura.

Texto: Helena Margarida