A UTAD recebeu, nos dias 11 e 12 de maio, uma comitiva da Universidade de Santiago de Compostela, para encontros com a equipa reitoral e equipas de investigação, com vista a estreitar relações de cooperação em áreas de interesse para ambas as instituições, particularmente na área da Medicina Veterinária e Ciência Animal, no contexto One Health.

A primeira reunião de trabalho decorreu no dia 11, na sala do átrio da Reitoria. Nela participaram os representantes da USC: Brais López Barro (Director de Gestión de la Fundación Rof Codina, USC), Azucena Mora Gutiérrez (Directora Científica del Cebiovet, Fundación Rof Codina, USC), María Jesús Longa Sayans (Técnica Subárea de Proyectos, Vicerrectorado de Política Científica, USC) e Jaime Fernández Pita (Técnico Subárea de Proyectos, Vicerrectorado de Política Científica, USC). Pela parte da UTAD, registaram-se as presenças dos vice-reitores Eduardo Rosa (Investigação), Luís Ramos (Internacionalização) e Jorge Ventura Cardoso (Educação), bem como de vários pró-reitores e responsáveis de departamentos e centros de investigação.

De umo modo geral, os intervenientes acordaram na implementação de projetos de investigação em parceria com incidência nas áreas de interesse comum, em especial nas áreas de ciências animal e veterinária, bem como na cooperação em programas de doutoramento e mestrado, na disseminação da investigação, mobilidade de estudantes, especialmente estudantes de pós-graduação. Acordou-se também na realização conjunta para breve de umas jornadas visando explorar as diversas possibilidades de cooperação.

Seguiram-se reuniões de trabalhos em áreas mais específicas, que tiveram lugar nos dois dias, assim como visitas a vários laboratórios da UTAD, como sejam os laboratórios de Histologia e Anatomia Patológica, de Qualidade e Segurança Alimentar, de Parasitologia, Microbiologia, Nutrição Animal, e também ao Hospital Veterinário da UTAD e ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS).

Texto: Alexandre Parafita