Partilhe

[Imprimir]

Gilberto Igrejas, docente e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é o primeiro português a ser referenciado na lista de autores mundiais com maior impacto na área ‘One Health’. Também a docente Patrícia Poeta integra este ranking.

O nome do investigador da UTAD surge na 4ª posição do ranking mundial com 27 artigos, já Patrícia Poeta ocupa a 6ª posição, assinando 25 artigos. Na lista Top 21 apresentada, constam ainda 19 autores de vários países que publicaram 539 artigos (representando 4,2% do total) na distribuição temática das publicações sobre os quatro temas prioritários de One Health.

Neste estudo, foi utilizada uma abordagem bibliométrica para analisar as tendências de pesquisa sobre One Health no período compreendido entre 2003 e 2021, considerando indicadores como tempo e número de publicações, países de publicação, revistas mais ativas, áreas temáticas, citação de publicações e palavras-chave das publicações. As principais áreas disciplinares das publicações One Health foram foram a medicina, imunologia e microbiologia, ciências agrárias e biológicas, bioquímica, genética e biologia molecular.

Devido ao facto de o seu nome constar da lista dos 50 peritos académicos mais influentes do mundo na área One Health, Patrícia Poeta foi convidada a ser um dos principais membros do Comité Científico Diretor (CCD) da Comissão de Ação ‘One Health’. 

A principal tarefa deste grupo é elaborar e debater recomendações e orientações sobre a investigação para a implementação da iniciativa ‘One Health’ e desenvolver instrumentos de avaliação em conformidade com o Plano de Ação Conjunto ‘One Health’.

 

Texto: Joana Costa