Partilhe

[Imprimir]

O princípio da Utopia -Avatares de Rafael Hytlodeu em três narrativas contemporâneas portuguesas” é o tema da última aula de José Eduardo Reis,  professor na Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS)Marcada para amanhã, 25 de maio, esta aula decorrerá no auditório 1.10 do Polo I da ECHS, às 11h.   

Doutorado em literatura comparada pela UTAD, onde leciona há mais de 30 anos na área dos estudos literários, José Eduardo Reis despede-se da docência deixando às gerações seguintes os frutos de uma longa carreira.

Da academia transmontana leva muitos “momentos felizes e memórias”. “O melhor de tudo é  ver os alunos a progredirem e a sentirem-se cativados em função do que aprenderam nas minhas aulas”, reconhece o docente. 

Perfil  

A literatura é a área que marca o percurso académico e profissional de José Eduardo Reis. É autor de mais de uma centena de publicações, entre monografias, capítulos de livros, recensões e artigos registados no ResearchGate, com incidência na temática do utopismo literário.  

José Eduardo Reis é ainda investigador integrado do Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras do Porto e tem participado como tradutor convidado nos seminários de tradução “Poetas em Mateus”, promovidos pela Fundação Casa Mateus

É membro do corpo editorial de algumas revistas académicas e do conselho consultivo internacional das Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa, assim como da direção da Associação Europeia de Estudos sobre Utopia, Utopian Studies Society. Em 2011, ocupou o cargo de professor visitante no departamento de estudos românicos e germânicos na Universidade de Nova Delhi, (Índia). 

Texto: Joana Costa