O reitor da Universidade da Maia e ex-Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, fez a apresentação, ontem (dia 29 de maio) na UTAD do seu livro “Ensino Superior e Desenvolvimento Regional”, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. A sessão, com a presença de muitos representantes da academia, foi dirigida pelo Reitor da UTAD, que enalteceu a missão do autor para o conhecimento e reflexão sobre uma temática rodeada, nos dias de hoje, de muitas inquietações e desafios.

Trata-se de uma obra que faz a análise do sistema de ensino superior e da investigação científica numa perspetiva de comparação internacional e de serviço público disponibilizado aos cidadãos, e descreve o enorme atraso educativo acumulado nos 150 anos anteriores à Primeira Guerra Mundial e a lenta recuperação até fins do século passado. Lança ao mesmo tempo oportunas sugestões para uma reflexão sobre a política e investimentos estatais no ensino superior e incentivos à produção de ciência nas universidades, ligação à administração pública e ao setor produtivo privado, entre muitas das inquietações com que o ensino superior e a ciência hoje se defrontam.

Estas mesmas inquietações deram azo a um profícuo debate com a assistência, moderado pelo reitor da UTAD, onde docentes e investigadores da UTAD puderam ouvir do autor da obra respostas e opiniões pertinentes cimentadas por uma larga experiência de quem bem conhece por dentro o sistema educativo nas suas relações com a sociedade.

Texto: Alexandre Parafita