Hoje, mais de meia centena de crianças vieram à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os risos e o entusiamo tomaram conta do campus durante toda a manhã.

Para receber os alunos do 1º ciclo do agrupamento de escolas Diogo Cão, foram preparadas várias atividades com o objetivo de dar a conhecer alguns princípios ambientais e de sustentabilidade seguidos pela UTAD.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente na UTAD celebra-se, pelo segundo ano consecutivo, juntamente com o Dia da Criança. Afinal, eles são a geração futura para quem trabalhamos o ambiente, numa perspetiva de sustentabilidade”, refere Cristina Matos, assessora da reitoria da UTAD para a área do Ambiente.

As crianças foram divididas em quatro grupos para conseguirem experimentar todas as atividades de uma forma organizada e ativa, com um encontro final no University Center [Largo do Pedrinhas]. A alegria na chegada ao Hospital Veterinário para conhecerem os animaismanteve-se também na visita ao canil, que acolhe mais de uma dezena de beagles.

Os pedidos para levarem algum animal para a escola ou até para casa passaram a dedos no ar nas sessões de perguntas e respostas enquando tentavam adivinhar ou saber mais sobre esqueletos de vários animais no Museu de Anatomia e rochas e fósseis no Museu de Geologia. As crianças passaram ainda pelo Jardim Botânico para apreciar a diversidade de espécies vegetais do campus.

“Deixa a tua marca na UTAD”, uma atividade de pintura ao ar livre, foi o último desafio que fez a manhã terminar da mesma forma que começou: com gargalhadas e energia. “O dia foi um sucesso, porque as crianças foram felizes e nós ficámos felizes por deixar as portas do ecocampus da UTAD abertas para o futuro”, conclui Cristina Matos.

Texto: Joana Costa