Na véspera do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai reforçar a sua ligação com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), lançando um programa de bolsas de estudo para apoiar a formação e a qualificação de jovens da lusofonia em áreas-chave para o desenvolvimento dos seus países. Com arranque previsto para o ano letivo 2024/25, este programa será apadrinhado por várias entidades da CPLP.

Às 12h, serão recebidos, no átrio da reitoria, o secretário-executivo da CPLP, Zacarias da Costa, e o Presidente da União de Jovens Empresários e Empreendedores (UJE) da CPLP, Filipe Lourenço, a quem será atribuído o título de Embaixador Alumni da UTAD para a CPLP. O programa incluirá ainda visitas a laboratórios, ao Museu de Geologia e contactos com estudantes da UTAD oriundos dos países da CPLP.

Lançada em março, a Rede de Embaixadores Alumni UTAD conta já com 37 embaixadores, que são naturais e/ou residem em 28 países, desde a América à Ásia, passando pela Europa, África e Oceânia. Filipe Lourenço, licenciado em engenharia civil pela UTAD, será o mais recente embaixador e ficará responsável por apoiar a implementação deste programa de bolsas, estreitando a ligação entre a UTAD e as empresas da CPLP. Em 2018, Filipe Lourenço fez nascer a União de Jovens Empresários e Empreendedores (UJE) da CPLP, com o objetivo de promover e dinamizar as relações entre jovens empresários e empreendedores, assim como com as Uniões, Associações, Federações e Confederações no âmbito espacial da lusofonia.

Texto. Patrícia Posse