foto oferta formativa

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) aumentou este ano a sua oferta formativa com dois novos cursos: Ciências Biomédicas e Cultura e Transformação Digital.

“É mais um passo na reestruturação da oferta formativa da UTAD, de acordo com o plano estratégico aprovado para o mandato 2021-25”, afirma o reitor, Emídio Gomes.

Além de colmatar a lacuna na área das ciências sociais, a licenciatura em Ciências Biomédicas consolida a aposta da UTAD no conceito “Uma Só Saúde”. Com uma forte componente prática, o objetivo é preparar os futuros estudantes para responder aos principais desafios científico-tecnológicos numa perspetiva holística “molécula-célula-sistema-organismo”, envolvendo as diferentes etapas da prevenção da saúde, à deteção de patologias e respetivo tratamento.

É uma mais valia para a nossa universidade. É um curso com muita procura a nível nacional e europeu, pelas valências que os alunos conseguem adquirir”, afirma Amélia Silva, diretora da licenciatura em Ciências Biomédicas.
Cultura e Transformação Digital propõe-se capacitar os estudantes para a utilização da realidade virtual e das ferramentas digitais como forma de promoção e divulgação dos bens culturais, nomeadamente no âmbito do património. A nova licenciatura desafia os estudantes a assegurar a gestão, a preservação, o arquivo e a divulgação de diferentes acervos documentais, bem como a criar diferentes conteúdos para a implementação digital em ambientes culturais e patrimoniais.

Para a diretora Orquídea Ribeiro, o curso é muito prático e pensado para que os alunos saiam da sala de aula e possam aprender com a vivência prática. “Esta licenciatura é uma resposta ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que aposta precisamente na transformação digital”, esclarece o Reitor, Emídio Gomes.

A UTAD é a primeira universidade da região Norte a criar estas duas licenciaturas, que têm a duração de três anos, e que prevê acolher, já este ano, cerca de 40 novos alunos em cada uma das novas áreas.

Texto: Joana Costa