LivingSoiLL

Partilhe

[Imprimir]

O Consórcio do “LivingSoiLL” reuniu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para aprofundar práticas de conservação do solo em locais emblemáticos da viticultura portuguesa.

Durante este evento, a comitiva teve a oportunidade de conhecer, na quarta-feira, a Quinta do Bomfim, localizada no Pinhão, e a Casa de Mateus, em Vila Real, locais onde estão a ser implementas práticas inovadoras de conservação do solo, essenciais para aumentar a literacia do solo entre os cidadãos.

Cristina Carlos, coordenadora do projeto e investigadora do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), sublinhou a relevância destas visitas “uma vez que demonstram a colaboração entre as instituições de investigação e o setor empresarial vitivinícola,” afirmou.

O projeto LivingSoiLL — Healthy Soil to Permanent Crops Living Labs reúne 50 parceiros provenientes de Portugal, França, Espanha, Itália e Polónia, decorrerá ao longo de 54 meses, adotando uma abordagem colaborativa baseada na co-criação, co-implementação e co-teste de soluções, com a expectativa de envolver ativamente mais de dois mil atores locais. Coordenado pela UTAD, é financiado pela Missão Solo do Horizonte Europa com um valor global de 12 milhões de euros, tendo como objetivo melhorar a saúde dos solos em culturas permanentes na Europa, focando-se nas áreas da vinha, olival, castanha, avelã e maçã.

A equipa da UTAD, composta por 27 elementos, inclui investigadores do CITAB, do Centro de Química de Vila Real (CQVR) e do Centro de Estudos Transdisciplinares de Desenvolvimento (CETRAD).

Texto: Helena Margarida

ODS 9 ODS 11 ODS 12 ODS 13 ODS 17