1

Construindo pontes entre a ECT e as empresas da região

Foto: Entrada principal Campus
​No âmbito das Unidades Curriculares de Gestão Industrial dos Cursos de 2º ciclo em Engenharia Mecânica e Engenharia Civil, algumas empresas da região tem vindo a responder positivamente ao desafio de proporcionar aos alunos da UTAD um contexto de formação em que, de uma forma dinâmica, o conhecimento é confrontado com a realidade empresarial. Nestas experiências, que enriquecem seguramente ambas as partes, vários temas e matérias são abordados, nomeadamente a produtividade, as métricas de performance, a gestão da qualidade, a ecologia industrial e as ferramentas do lean management.
Por um lado, gestores/consultores de empresas de referência deslocam-se à UTAD para falarem sobre a sua visão e práticas concretas em relação a diversos temas de gestão industrial, permitindo aos alunos de questionarem as mesmas à luz da “teoria”. Por outro lado, as empresas abrem as suas portas aos futuros engenheiros e revelam, de uma forma direta e objetiva, os desafios que lhes são colocados diariamente, quer para manter um serviço/produto, quer para o melhorar. Os alunos, individualmente e em grupo, têm a possibilidade de observar e de questionar, de modo interativo, os procedimentos de gestão, aprofundando assim os seus conhecimentos. As visitas às empresas resultam em relatórios de missão (partilhados com as empresas), nos quais os alunos são obrigados a estudar os problemas e a apresentar pistas de soluções.
Finalmente, esta aproximação da UTAD às empresas também se traduz em trabalhos de maior duração e fôlego, nomeadamente no desenvolvimento de dissertações de mestrado. A título de exemplo, vale a pena realçar a investigação que o aluno Iván Alonso, do Programa ERASMUS, desenvolveu com sucesso numa empresa de metalomecânica de Amarante, a AMC, sobre a gestão de custos no âmbito das boas práticas de gestão de projetos.
Estas experiências têm-se revelado uma mais-valia para as partes envolvidas a diferentes níveis. Esperamos continuar a estreitar os laços com o tecido empresarial da região (e não só) e alargar o âmbito e os horizontes desta cooperação. Um agradecimento às empresas Mc Donald, POLO, FIBO, AMC, Cimagom, Continente, Corgobus, MCoutinho, Força Aérea Portuguesa/Base Aérea de Leiria, Hospital de Santo António e consultores Paulo Campos, Eduardo Costa, Carmen Pereira,pela aposta que fizeram nos jovens estudantes da UTAD.