Foto: Entrada principal Campus
​Decorreu de 18 a 24 de julho de 2014, o IX Congresso Nacional de Geologia (CNG)  organizado pelo Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Trata-se da mais importante reunião científica na área das Geociências em Portugal, com uma periodicidade de 4 anos, acolhendo pela primeira vez o Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa (2º CoGePLiP).
Os desafios, com que se depara atualmente a Geologia, fizeram com que este evento tivesse como tema fundamental o “Desenvolvimento Sustentável da Terra: Novas Fronteiras”.
O congresso envolveu a participação de 310 participantes oriundos de diversos Países de Língua Portuguesa e a apresentação de 297 comunicações distribuídas por 13 temas. Diversos docentes do Departamento de Geologia da UTAD estiveram envolvidos na orientação de saídas de campo, na coordenação de temas do congresso, na comissão científica e como participantes, apresentando diversas comunicações orais e em poster.
De destacar o elevado número de estudantes de 2º e 3º ciclo presentes, a qualidade das conferências plenárias e o elevado número de atividades culturais destinadas a divulgar as Geociências junto dos jovens pré-universitários. OS trabalhos apresentados vão ser publicados num volume especial das Comunicações Geológicas, revista indexada na base de dados da SCOPUS.
O X CNG decorrerá nos Açores, na 2ª quinzena de julho de 2018, no mesmo ano em que a UTAD acolherá em Vila Real o XIV Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa junto com a XIX Semana de Geoquímica.