Logo: Regia Douro Park

Em meados de 2015, a região de Trás-os-Montes poderá contar com o Régia-Douro Park (RDP). Este Parque de Ciência e Tecnologia, promovido pelo Município de Vila Real e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), terá múltiplas valências de suporte a empreendedores e aos seus projetos de negócio, apoio a empresários e à sua instalação empresarial e apoio à investigação, desenvolvimento e transferência de tecnologia nas áreas agroalimentar, agroindustrial, enologia, vitivinicultura e economia verde.

O RDP agrega uma incubadora de empresas, polo de apoio a empreendedores com ideias de negócio e empresas em início de atividade, com predominância para as startup tecnológicas, e que oferecerá condições para o desenvolvimento das suas atividades em ambiente de co-working com fertilização cruzada de talentos e competências. Esta “incubadora-viveiro” de empresas disponibilizará um conjunto de infraestruturas modulares, como gabinetes empresariais pré-equipados, acesso à rede de comunicação de alta velocidade, espaços de networking, salas de reuniões partilhadas e serviços de apoio ao sucesso empresarial.
O Parque integra também o Douro Business Center (DBC), dedicado a empresas consolidadas, que oferecerá acesso a gabinetes de prestígio, salas de formação, salas de reunião multimédia, espaços de eventos e multiusos, num ambiente flexível e dinâmico de promoção empresarial.
O RDP inclui ainda o Centro de Excelência da Vinha e do Vinho (CEVV), complexo laboratorial dinamizado pela UTAD e instituições parceiras, direcionado para a investigação, desenvolvimento e apoio às empresas nos sectores da vitivinicultura, agroalimentar e ambiente, com âmbito de atuação nacional e internacional. O CEVV será equipado com a mais recente tecnologia, prestará serviços analíticos e atuará nos campos da formação e da disseminação de informação.
O Régia Douro Park agrega também no seu perímetro um parque empresarial, composto por 26 lotes, para a instalação de empresas nos setores foco, estando o loteamento já dotado de infraestruturas, arruamentos, vedação e segurança.
Instalado junto à saída nº 13 da A24 em Andrães-Vila Real, o Régia Douro Park tem cerca de 10 ha e integra o Pólo de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro em conjunto com o Brigantia-Ecopark de Bragança, sendo promovido pela Associação para o Desenvolvimento do Régia-Douro Park. Mais informações poderão ser obtidas junto da equipa da Regia Douro Park, através do email regiadouropark@utad.pt ou diretamente na Incubadora de Empresas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
NImp