Foto: Universidades celebram Protocolo de Cooperação com Comité Olímpico de Portugal

Durante a cerimónia de apresentação dos Prémios COP/Fundação Millennium bcp Ciências do Desporto, que irão distinguir anualmente os melhores trabalhos de investigação nas diversas áreas das ciências do desporto, decorreu a assinatura do protocolo de cooperação entre o COP e nove universidades.

Neste documento, as várias instituições comprometem-se a cooperar com o COP no desenvolvimento das atividades do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Desportivo. Centro que terá como missão a implementação de projetos e ações em diversos domínios da investigação científica, formação contínua e avaliação e controlo do treino na preparação olímpica e no alto rendimento desportivo.
A UTAD, neste ato representada pelo Vice-reitor António Silva, foi uma das Instituições envolvidas na celebração deste protocolo, a par de:
– Faculdade de Desporto da Universidade do Porto;
– Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra;
– Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa;
– Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior;
– Universidade de Évora;
– Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia;
– Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
– Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém.

Prémios COP/Fundação Millennium bcp Ciências do Desporto
Estes prémios destinam-se a distinguir anualmente os melhores trabalhos de investigação nas diversas áreas das ciências do desporto. São seis as áreas distinguidas: nos anos par, a iniciar em 2014, as áreas a concurso são o Treino Desportivo, a Psicologia e Pedagogia do Desporto e a Medicina do Desporto. Nos anos ímpar, a iniciar em 2015, as áreas a concurso são a Fisiologia e Biomecânica do Desporto, a Gestão e Desenvolvimento do Desporto e a História e Sociologia do Desporto.
Anualmente e para cada área, o COP irá atribuir um primeiro prémio, no valor de 5.000€, e duas menções honrosas.
Consulte aqui o Regulamento dos Prémios