Foto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação em Congresso na UTAD

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acolheu de 11 a 13 setembro, na aula magna, o XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Este evento realiza-se regularmente com vista à prossecução dos objetivos da Sociedade, nomeadamente no levantamento e na resolução dos problemas educativos através do desenvolvimento e do ensino das Ciências da Educação.
Num período de grandes transformações nacionais, com expressão no agravamento de alguns problemas e na indefinição face aos possíveis futuros, que leva ao inequívoco aumento da inquietação e da preocupação pelos impactos visíveis na educação, o XII Congresso da SPCE subordinado à temática – As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar – pretende contribuir para a reflexão atual e sistematizada dos pressupostos relativos aos conteúdos, aos métodos, às formas e aos objetivos da educação.
O evento contou com um painel de conferencistas de renome como António Nóvoa da Universidade de Lisboa; Licínio Lima da Universidade do Minho; José António Caride Gómez da Universidade de Santiago de Compostela e José Pacheco Pereira do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
A UTAD foi durante três dias, um palco onde mais de 600 participantes oriundos de países como Angola, Brasil, Colômbia, Cabo Verde e Portugal, conferencistas, investigadores e profissionais promoveram a abertura, o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento teórico e práticos tão necessários ao campo educacional.
NImp