Foto: Detetar, Medir e Valorizar a Inovação em Portugal Rural

Partilhe

[Imprimir]

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em parceria com a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural estão a realizar um roteiro de apresentação do livro Inovação em Portugal Rural. Detetar, Medir e Valorizar.
Este roteiro surgiu no âmbito do projeto RUR@L INOV (Inovar em Meio Rural) e tem como objetivo compreender como se desencadeiam e desenvolvem os processos de inovação em organizações localizadas nas áreas rurais portuguesas. O RUR@L INOV foi financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional (PRRN).
Pretende-se com esta iniciativa dar a conhecer a inovação que é desenvolvida no país rural, a sua diversidade e singularidade, a fim de desvendar um “rural inesperado”, onde emerge uma economia da excecionalidade, apostada nas procuras globais, mas suportada por uma oferta dependente das especificidades locais.
Alertar os agentes políticos, institucionais, económicos e sociais, bem como a sociedade em geral, para estimular e fortalecer esta economia inovadora de base territorial, criativa, movida pelo capital humano e aproveitadora dos recursos rurais, focada nas oportunidades de mercado e nas procuras da comunidade, num debate que contará com a experiência dos inovadores, a visão dos agentes políticos e institucionais e o contributo da sociedade civil, é o principal objetivo.
O roteiro percorrerá Portugal continental, com apresentações e debates regionais, e a primeira sessão decorreu no Teatro Municipal de Vila Real com a participação de Artur Cristóvão,  Vice-Reitor da UTAD;  de: Luz Correia GPP; Álvaro Domingues; Olga Martins, Lavradores de Feitoria, Vinhos de Quinta; Graça Saraiva, Ervas Finas, Segredos que se comem; Jorge Lira, Tomelo, Ecodesenvolvimento; Rui Monteiro Centro de Avaliação de Políticas e Estudos Regionais, CCDRN; e contou com cerca de uma centena de participantes.
Estão já agendadas três sessões no Fundão a 22 de setembro; em Évora a 29 de setembro e em Lisboa a 13 de outubro (programa em anexo).
A participação é gratuita e aberta a empresas, associações de desenvolvimento rural, empresários, investigadores, inovadores, ao público em geral e todos os interessados, mas sujeita a inscrição através do email: ruralinov.utad@gmail ou por telefone para 259 350 845. Aos primeiros 60 inscritos, em cada sessão, é oferecido o livro base deste roteiro.
O Livro:  INOVAÇÃO EM PORTUGAL RURAL | DETETAR, MEDIR E VALORIZAR
Propõe uma metodologia para detetar e medir a inovação desenvolvida pelas organizações localizadas nas áreas rurais, permitindo captar a inovação de pequena escala e baixa intensidade tecnológica ou praticada por organizações de pequena dimensão.
Apresenta o estado atual da inovação no Portugal rural, desvendando um “rural” inesperado, em aparente contraciclo com a desvitalização ali observada e com a crise económica que assola o país. Observando estas organizações inovadoras acha-se um farol que pode, literalmente, orientar-nos na promoção do desenvolvimento económico e da sustentabilidade dos territórios rurais e do país em geral.
O livro mostra-nos o quanto podemos todos aprender com estas organizações inovadoras. Indica também caminhos para que possamos estimulá-las de modo a que se valorizem e promovam o desenvolvimento à sua volta.

Mais informações em: https://sites.google.com/site/inovaremmeiorural/
Acompanhe as novidades através do Facebook: RURAL INOV – Inovar em Meio Rural