1

Homenagem a Vasco Graça Moura na UTAD

Foto: Homenagem a Vasco Graça Moura na UTAD
Vasco Graça Moura, um nome cimeiro das letras e da cultura portuguesa falecido em 27 de abril passado, foi homenageado, no dia 10 de setembro no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), numa iniciativa da direção do 3º Ciclo em Estudos Literários e do Grupo de Missão para a Cultura desta Universidade.
A homenagem, em formato de conferência intitulada “Vasco Graça Moura, um poeta nas dobras do mundo”, foi proferida por Sandra Teixeira, professora da Universidade de Poitiers (França). A conferencista, que dirige o departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros naquela universidade francesa, defendeu em 2006 uma tese de doutoramento, na Universidade Paris III-Sorbonne Nouvelle, sobre a obra de Vasco Graça Moura, e sobre ela tem publicado também vários artigos, em Portugal e em França.
Recorde-se que Vasco Graça Moura, para além de notável poeta, romancista, ensaísta e tradutor, foi também Secretário de Estado de dois Governos, deputado ao Parlamento Europeu e Presidente do Centro Cultural de Belém. Das suas obras, são de salientar os romances Quatro Últimas Canções (1987) e Meu Amor Era de Noite (2001), os livros de poesia Uma Carta no Inverno, que lhe valeu o prémio da APE, e Poemas com Pessoas (ambos de 1997). Recebeu também o Prémio Pessoa em 1995 e a medalha de ouro da Comuna de Florença em 1998, ambos atribuídos à sua tradução da Divina Comédia de Dante, e, mais recentemente, fora-lhe atribuído o Prémio Morgado de Mateus 2013 pelo conjunto da sua obra.
NImp