Foto: UTAD Isenta de Propinas 10 Melhores Alunos Colocados no Curso de Engenharia Civil

Os dois melhores alunos das Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega, Douro, Alto de Trás-os-Montes e Tâmega/Sousa que sejam colocados pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior de 2014/2015 na Licenciatura em Engenharia Civil da UTAD poderão usufruir de isenção de propinas na primeira inscrição do primeiro ano.
Esta medida abrange ainda dois melhores alunos, colocados pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior de 2014/2015 na licenciatura em Engenharia Civil, que sejam membros ou familiares diretos de membros da Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP).
Ao todo serão dez bolsas de isenção de propinas a alunos colocados neste curso, que satisfaçam as condições descritas.
A preocupação com questões de coesão territorial e combate à desertificação e, tendo em conta que os alunos destas populações não podem usufruir das bolsas do programa + Superior, já que se estas se destinam apenas a alunos deslocados, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no âmbito de uma estratégia de responsabilidade social, concede a isenção de propinas a alunos pertencentes às CIM indicadas. Por outro lado, a ANQIP têm entre os seus associados as principais  universidades e politécnicos portugueses, entre elas a UTAD, e  cerca de 60 empresas do sector (nacionais e estrangeiras), para além de entidades gestoras de água e saneamento (EPAL, etc.), associações sectoriais e associados individuais.
Pelo facto de as CIM corresponderem a unidades territoriais que defendem e protegem a coesão territorial e as suas instituições, estando próximas da população e das suas necessidades sociais e, pelo facto de ANQIP ser uma associação portuguesa sem fins lucrativos, dedicada essencialmente ao uso eficiente da água em meio urbano e ser entidade revisora do Regulamento português de águas e esgotos (parte predial) e entidade certificadora e  formadora no âmbito da eficiência hídrica em edifícios, a UTAD associa-se a estas entidades oferecendo oportunidade de isenção de propinas aos melhores alunos que sejam colocados no curso de 1.º Ciclo (licenciatura) de Estudos em Engenharia Civil aos dois melhores alunos das CIM referidas e a membros ou familiares diretos de membros da ANQIP que sejam colocados no concurso nacional de acesso ao ensino superior de 2014/2015.
Fotografia: João Carrola
NImp