1

Ex-aluna da UTAD do doutoramento em Genética Molecular Comparativa e Tecnológica Premiada

Foto: Ex-aluna da UTAD do doutoramento em Genética Molecular Comparativa e Tecnológica Premiada
A Ana Luísa Garcia Oliveira, doutorada em Genética Molecular Comparativa e Tecnológica pela UTAD em 2013, através de uma bolsa de doutoramento da FCT, ganhou o prémio ‘Early Career Award’ pelo International Wheat Genome Sequencing Consortium (IWGSC) em Wernigerode, Alemanha.
O IWGSC é um consórcio internacional responsável pelo projeto de sequenciação do genoma de trigo, tendo em Julho do corrente ano publicado na revista ‘Science’ o primeiro draft do genoma do trigo mole (http://www.wheatgenome.org /).
A Ana Luísa teve oportunidade de apresentar parte do trabalho de doutoramento, sob orientação de Paula Lopes, César Benito e Henrique Guedes-Pinto, numa comunicação oral intitulada “Molecular Characterization of TaMATE1 Homoeologues Genes and The Analysis of OAs Genes Expression Under Al Stress in Bread Wheat”.
Este trabalho de doutoramento resultou da colaboração entre o Centro de Genómica e Biotecnologia (IBB-CGB) da UTAD, com César Benito da Universidade Complutense de Madrid (ICM), com Charlotte Poschenrieder da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) e Claudina Rodrigues-Pousada do ITQB/UNL e foi publicado este ano no Physiologia Plantarum Journal.
NImp