Foto: Semana Mundial do Aleitamento Materno: Comemorações no distrito de Vila Real
[Imprimir]
Decorreram de 6 a 12 de outubro as comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno no distrito de Vila Real.
O projeto engloba para além das atividades de planeamento, preparação e realização desta semana, a intervenção na comunidade, nomeadamente através do apoio e divulgação de formas de apoio às mulheres que amamentam, bem como da criação de condições ótimas de suporte às mães em todos os círculos de apoio.
As comemorações no distrito de Vila Real ocorreram em diversas localidades e primaram pela diversidade. Como exemplo mencionamos, em Vila Real, a exposição de trabalhos realizados por crianças e adolescentes dos vários ciclos de ensino, a exposição de fotografia sob o tema “Amamentar um Mundo de Afetos”, a exposição de posters técnico-científicos, atividades lúdico-didáticas onde participaram cerca de 250 crianças (pinturas, desenhos, execução de puzzles, teatro de fantoches, jogos e hospital da bonecada), o aconselhamento em aleitamento materno, conferências e workshops, a par de momentos de entretenimento (dança, música, happy yoga e magia).
A procura incessante de novas formas de fazer e de fazer cada vez melhor, pela consciência da necessidade e do valor do apoio continuado à mulher que amamenta, são a principal característica de todos quantos se empenham em, durante uma semana, se associarem aqueles que no país e no mundo sabem ser importante comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno.
Atividades como as desta semana só acontecem porque se acredita que o aleitamento materno é o melhor para a criança, a mãe e a família, se reconhecem inúmeras vantagens para as comunidades e para o ambiente, se acredita que com uma adequada promoção se consegue uma maior adesão das famílias e uma maior incidência de aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses e porque se acredita na intervenção precoce como um fator facilitador para a decisão de amamentar.
Na conclusão da semana foi reiterado o interesse na continuidade deste projeto, por se considerar imprescindível o seu contributo para o bem-estar das crianças e das famílias e para a sustentabilidade do planeta.
Instituições de saúde e de educação perceberam que conjuntamente, podem de uma forma mais concertada e eficaz, promover o aleitamento materno e contribuir não só para a melhoria do nível de saúde das crianças e famílias, mas também para a promoção da educação para a cidadania.
Esta é a sétima edição deste evento, que resulta de uma parceria entre os agrupamentos de centros de saúde (ACES), do distrito de Vila Real, o centro hospitalar de Trás- os – Montes e Alto Douro, a escola superior de enfermagem José Montalvão Machado de Chaves e a escola superior de enfermagem de Vila Real – UTAD.
Escola Superior de Enfermagem de Vila Real – UTAD
NImp