Foto: Entrada principal Campus

​Nos dias 7 e 8 de outubro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) realizaram um Workshop sobre Registos Eletrónicos de Saúde (Electronic Health Records).
O evento teve como oradores convidados quatro professores da Universidade Técnica de Viena que estão a trabalhar na normalização do registo de saúde eletrónico na Áustria, conhecido por ELGA.
“Uma vez que não existe no sistema de saúde pública europeu um sistema normalizado para efetuar os registos de saúde eletrónicos, o convite a estes professores surge para transmitirem aos técnicos portugueses a sua experiência numa área, em que a Alemanha já deu passos muito importantes e cujo modelo inspirou o trabalho na Áustria”, esclareceu João Pavão, um dos elementos da equipa responsável por este encontro.
Este workshop foi também uma oportunidade para as várias empresas ligadas às tecnologias de saúde, que patrocinam esta iniciativa, conhecerem uma solução de integração de registos de dados de saúde dos utentes, que se encontra a ser desenvolvido na Áustria.
A UTAD e o CHTMAD têm vindo a desenvolver projetos de integração de dados de saúde em comum, pelo que se considera este intercâmbio de experiências um passo importante para uma solução futura.
NImp