1

O Futuro da Guerra é o Novo Livro do General Loureiro dos Santos e foi apresentado no CEISDTAD

Foto: General Loureiro dos Santos

Numa iniciativa do Centro de Estudos e Investigação de Segurança de Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD) e da editora Nova Vega, foi apresentado no dia 22 de outubro, O Futuro da Guerra, novo livro do general Loureiro dos Santos.
A apresentação esteve a cargo de Galvão Meirinhos, Diretor do CEISDTAD e docente da Universidade da UTAD.
O livro reúne um conjunto de reflexões perspetivando o futuro da guerra nas suas várias vertentes (metodologia, intervenientes, espaços geográficos, causas dos conflitos e suas repercussões). Reflexões feitas por um dos maiores especialistas neste domínio, numa altura em que os novos instrumentos de combate e áreas de conflito, associados ao desenvolvimento tecnológico exponencial dos últimos anos, colocam em causa muitas das regras clássicas que se vinham seguindo.
A apresentação contou com a participação de vários interessados nesta temática e vários membros da comunicação social, incluindo jornalistas correspondentes de jornais internacionais.
O general José Alberto Loureiro dos Santos, natural de Vilela do Douro, no concelho de Sabrosa, foi Comandante-chefe das Forças Armadas da Madeira, Diretor do Instituto de Altos Estudos Militares, Chefe do Estado-Maior do Exército, Encarregado do Governo e Comandante-Chefe de Cabo Verde, Secretário Permanente do Conselho da Revolução, Ministro da Defesa Nacional (nos IV e V Governos Constitucionais), membro do Conselho da Revolução, e membro (cooptado) do Conselho Geral da UNL. É sócio efetivo da Academia de Ciências de Lisboa, membro do Conselho Científico do Centro de Investigação de Segurança e Defesa do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) e do Conselho de Honra do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP). Tem 17 títulos publicados, na área da estratégia, segurança, defesa, história e relações internacionais.

Convite (VER)
Capa Livro (VER)
NImp