[Imprimir]

O projeto Regeneração Urbana – Um Novo Impulso, promovido pela CIP, CMVR, UTAD e NERVIR, foi apresentado à UTAD no dia 23 de outubro.
Este pretende ser uma forma de integrar a academia, através das suas diferentes áreas do conhecimento, juntando alunos e docentes na apresentação de ideias para a regeneração urbana de zonas selecionadas da Cidade de Vila Real.
O projeto visa a implementação de medidas para a dinamização da economia e do sector através da reabilitação das cidades, requalificação dos centros urbanos e recuperação de edifícios degradados.
Entre os argumentos para fazer uma aposta forte no esforço de regeneração urbana está o facto de ser uma atividade com impacto transversal em toda a economia, que permite “dinamizar desde o comércio ao turismo, da energia à ecologia”.
 Isto, “salvando” o importante sector da construção, que terá de se reposicionar para estar presente num mercado com potencial, seja em edifícios residenciais, não-residenciais ou monumentos.
A mobilização da academia para este projeto é fundamental pelo que o regulamento do Concurso de Ideias (conceção) – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro pode ser consultado em http://www.cm-vilareal.pt/regeneracaourbana/index.php/regulamentos/concurso-de-ideias-utad
A Câmara Municipal de Vila Real disponibiliza informações sobre o projeto em http://www.cm-vilareal.pt/regeneracaourbana/.
Amadeu Borges, Pró-reitor para o Património e Ordenamento, esteve na Universidade FM para explicar este projeto que pode ser ouvido e visto aqui: Programa Cidade Universitária com Amadeu Duarte Borges, Pró-Reitor da UTAD com realização de UFM e UTADTV
NImp