Foto: Rede de Investigação e Intervenção do Serviço Social na Educação/Escolas

No âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, realizou-se no auditório da biblioteca central da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no dia 27 de outubro o seminário “Ética Desportiva em Debate” onde se refletiu sobre os valores do desporto e as questões de natureza ética associadas à sua prática.
O seminário foi aberto pelo Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, José Lima, com uma intervenção intitulada “Plano Nacional de Ética um desafio para todos nós!”.
Dividido em dois painéis com os temas “Perspetivas éticas da atividade física” e Educação física e desporto escolar – Criar e viver valores”, contou oradores e participantes ligados às temáticas em análise, e onde a experiência de atletas, treinadores, dirigentes desportivos, professores e professores estagiários de educação física, foi discutida e problematizada em diálogo com propostas de análise da realidade social atual e os valores nela vigentes.
Foi ainda abordada a dimensão normativa de documentos internacionais referentes ao Desporto e à Educação Física (Carta Olímpica, Carta Internacional de Educação Física e do Desporto, Código de Ética Desportiva, Carta Internacional de Educação para o Lazer, Livro Branco do Desporto da Comissão Europeia).