Partilhe

[Imprimir]

 

O Departamento de Matemática da UTAD organizou o I Encontro Luso-Galaico de Estatística em Ambiente e Ecologia, em nome da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) e da Sociedade Galega para a Promoción da Estatística e Investigación de Operacións (SGAPEIO).
Este encontro teve como principais objetivos reforçar e solidificar a colaboração existente entre as duas sociedades, a divulgação da Estatística nas áreas do Ambiente e da Ecologia, a promoção do intercâmbio de ideias e visou ainda intensificar as relações, dentro de cada comunidade, e entre as duas comunidades de estatística.
O evento foi realizado na UTAD entre 6 e 8 de novembro, e o programa científico contou com 44 comunicações, num total de 80 participantes.
Destacaram-se o minicurso “Métodos para a estimação da abundância animal”, lecionado por Russelll Alpizar-Jara (Univ. de Évora) e Tiago Marques (Univ. de St. Andrews); as quatro sessões plenárias, proferidas por Alexandra M. Schmidt (Univ. Federal do Rio de Janeiro), Janine Illian (Univ. de St. Andrews), Kamil Feridun Turkman (Univ. de Lisboa) e Wenceslao González Manteiga (Univ. de Santiago de Compostela); e ainda as cinco sessões com os convidados Cristina Ramos (Instituto Nacional de Estatística, INE), João Cabral (UTAD), Jesús Aboal Viñas (Univ. de Santiago de Compostela), María José Lombardía Cortiña (Univ. da Coruña) e Rosa Crujeiras (Univ. de Santiago de Compostela).
O encontro incluiu ainda uma mesa-redonda sobre a “Estatística como ferramenta nas Ciências Ambientais e Ecologia” permitindo aos investigadores nestas áreas contribuírem para uma discussão ativa e atual desta temática.