[Imprimir]
É Diretor do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano CIDESD e docente do Departamento de Desporto, Exercício e Saúde da UTAD. António Jaime da Eira Sampaio foi selecionado para integrar o Conselho Científico das Ciências da Vida e da Saúde da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT) e iniciou funções em Novembro deste ano.
A seleção deu-se no âmbito de um convite lançado à comunidade científica nacional, pelo Conselho Diretivo da FCT, que selecionou os membros para os Conselhos Científicos com base no conjunto de critérios previamente definido.
O Conselho Científico é um órgão consultivo de apoio ao Conselho Diretivo da FCT, nomeadamente para o aconselhamento sobre a implementação de programas de apoio à ciência e tecnologia.
Como diretor do CIDESD, unidade de I&D alocada na UTAD, mas partilhada por mais sete Instituições de Ensino Superior dispersas pelo território nacional, Jaime Sampaio considera esta uma “oportunidade excecional para acrescentar ao painel a visão particular das Ciências do Desporto”.
“As Ciências do Desporto são muito recentes e, talvez por isso, nem sempre é reconhecida a sua importância para o desenvolvimento do nosso país. Numa conjuntura como a que vivemos atualmente, Portugal pode beneficiar muito desta contribuição, particularmente em domínios tão importantes como a promoção do envelhecimento ativo, o acompanhamento de populações especiais (diabéticos, hipertensos, mulheres pós-menopáusicas) ou o combate à obesidade infantil, acrescenta.