1

Programa Empreender Sabor 2014: sessão de networking na UTAD

Enquadrado no Programa de Empreendedorismo do Baixo Sabor 2014, financiado pela EDP no quadro das medidas compensatórias, realizou-se no passado no dia 29 de outubro na UTAD, uma sessão de apresentação dos Planos de Negócio de 22 novos projetos empresariais.
A sessão teve como objetivo promover o contacto entre os empreendedores, de forma a incentivar a criação de parcerias e a constituição de redes informais de interajuda, que facilitem a partilha de conhecimento e experiências, nomeadamente na ajuda à internacionalização, na resolução de problemas comuns, na divulgação dos projetos, entre outros. Para o efeito cada um dos empreendedores foi convidado a apresentar publicamente a sua ideia de negócio.
O evento foi complementado com a apresentação, pela Associação Nacional de Direito ao Crédito ,das várias fontes de financiamento disponíveis no mercado para apoio aos empreendedores e lançamento dos seus projetos.
A encerrar este evento esteve a representante da EDP, Helena Gomes, e o Vice-reitor da UTAD, Artur Cristóvão, que salientou a qualidade dos projetos apresentados e a importância deste programa para o desenvolvimento da região.
Este programa teve início em março de 2014, vai na 4ª edição, com a UTAD a assumir a responsabilidade da implementação do programa que contempla várias atividades como formação e apoio técnico especializado de proximidade para a elaboração dos Planos de Negócio.
A área de intervenção do programa abrange os municípios de Alfandega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo e tem como principal objetivo a dinamização do território através do apoio a novos empreendedores, com projetos que, para além da importante criação de postos de trabalho, potenciam a valorização dos recursos endógenos, a manutenção de métodos de produção tradicionais e ainda a preservação da biodiversidade da região.