A Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças de Cooperação (RIET) é uma Associação transfronteiriça de cooperação territorial. Constituída por organizações de proximidade, da fronteira de Espanha e de Portugal, no âmbito do Tratado de Valência, desenvolvem o seu trabalho, genérico ou específico, na área da cooperação transfronteiriça.

Em cerimónia realizada em Cáceres a 18 de novembro, aderiram à RIET, a UTAD e as Universidades de Aveiro, Vigo, Salamanca, Pontifícia de Salamanca e Huelva.
A UTAD foi representada pelo Vice-reitor, Artur Cristóvão que, no discurso proferido no ato de adesão, referiu que “no quadro dos seu Plano Estratégico, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tem um compromisso de aprofundamento da sua cultura de trabalho colaborativo, com base em redes, plataformas, consórcios, parcerias e outros meios de interface entre a Universidade, o mundo científico em geral, a envolvente empresarial, os poderes públicos e autárquicos, o tecido associativo, as infraestruturas tecnológicas, os serviços e outros agentes”.
Destacou ainda o gosto e honra da adesão à RIET, para a qual se “deseja contribuir para a concretização dos seus objetivos, estabelecidos na carta fundacional, cientes de que a cooperação transfronteiriça é determinante no desenvolvimento local e regional, em especial dos territórios de fronteira, e ainda um fator central para o aprofundamento da construção europeia”.
A UTAD passa a representar as Universidades Portuguesas na Comissão executiva da RIET.