A Ordem dos Engenheiros esteve presente no dia 18 de novembro na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro naquele que foi o Dia da Ordem dos Engenheiros na UTAD.
A Ordem dos Engenheiros tem procurado novas formas de cooperação com as escolas de engenharia tendo assinado, já em 2012, um protocolo de cooperação a UTAD, que contempla entre outras a realização destas iniciativas.
Com este dia procura-se conseguir uma aproximação entre os futuros engenheiros e a Ordem, discutir novas soluções e desmistificar as ideias negativas que começam a criar-se em torno da engenharia.
Fernando de Almeida Santos, Presidente da Região Norte da OE, alertou que a OE está preocupada com a crescente falta de procura de cursos de engenharia, que aliada ao número crescente de profissionais que optam por emigrar, leva a crer que em poucos anos haja falta de engenheiros no nosso país.
Na sua intervenção o Presidente da Região Norte apelou também à participação ativa dos estudantes na OE. “O ponto máximo do percurso universitário é o ponto mínimo do percurso profissional” referiu.
No mesmo sentido Carlos Matias Ramos, Bastonário da OE, afirmou que a OE “ é o garante de um produto que é o engenheiro que é valorizado nacional e internacionalmente”.
Destacou ainda a necessidade de reequacionar as necessidades do país e da aposta contínua na formação, referindo o sistema de acreditação da OE (EUR-ACE) em que uma escola com esta certificação é automaticamente reconhecida em todos os países  que integrem este sistema.
Fontainhas Fernandes, Reitor da UTAD, destacou a necessidade de uma cooperação entre a OE e a UTAD numa maior ligação às escolas secundárias; na projeção da OE, mostrando que a engenharia é um curso com empregabilidade e no apoio à regulamentação de determinadas áreas.
A iniciativa deu ainda a conhecer a todos os participantes, pela voz do Eng.º Carlos Afonso, Vogal do Conselho Diretivo da OERN, os procedimentos de admissão à OE. Foram ainda apresentados os estágios internacionais promovidos pelo Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade da UTAD, e dicas de como entrar no mercado de trabalho pela Responsável de Recursos Humanos da Faurécia, Paula Soares.
Atualmente a Ordem dos Engenheiros Região Norte conta com 1031 membros inscritos provenientes da UTAD e de forma a facilitar a inscrição como membro-estudante marcou presença com um stand onde foi possível esclarecer muitas das dúvidas ligadas à OE.