1

Ciência e Tecnologia de portas abertas à Comunidade

A UTAD encerrou o mês de novembro com a Semana da Ciência e Tecnologia 2014, apresentando à comunidade um programa inovador de iniciativas visando a consagração e divulgação da Ciência e Tecnologia, numa organização partilhada com a Câmara Municipal de Vila Real.
Com início no dia 24 e terminando no dia 29, esta semana abriu com a celebração do Dia Nacional da Cultura Científica, de manhã na Aula Magna e à tarde no Auditório de Geociências. Tratou-se de homenagear o cientista Rómulo de Carvalho, também conhecido como poeta António Gedeão, nascido neste mesmo dia em 1906, um pretexto para a UTAD divulgar a inovação e as suas atividades nas áreas da transferência de tecnologia, propriedade intelectual e empreendedorismo.
Dentro do mesmo espírito, decorreu durante a tarde a palestra “Um Olhar Sobre a Terra” de Frederico Sodré Borges, seguida do lançamento da coleção Fuias e Roteiros do Norte de Portugal com a apresentação do guia nº1- Excursão geológica à Serra do Marão.
Ao longo da semana, sucederam-se as iniciativas, não só nos espaços do campus, mas também no exterior, em colaboração com diversos organismos da comunidade, através de colóquios, conferências, workshops, jogos galaico-durienses, experiências e demonstrações. Muitos foram os temas, desde a alimentação saudável e inteligente, ao socorro a vítimas de acidente e doenças súbitas, os perigos das aventuras de ar livre, os produtos alimentares obtidos com diferentes tecnologias, criação de laboratórios em salas de aula, saberes etnomatemáticos do povo, o universo lendário transmontano, entre outros.
De grande realce foi também, no dia 27, a conferência de Alexandre Quintanilha, intitulada “Potenciação Cognitiva: desafios futuros”, e, no dia 28, a Gala  Prémio Douro Empreendedor.