Decorreu em Cambridge a entrega da medalha de prata da UTAD a Lady Jane Renfrew, Senior Fellow do McDonald lnstitute for Archaeological Research e Emeritus Fellow do Lucy Cavendish College.
O evento contou com a participação de 120 pessoas das mais diversas nacionalidades, que encheram por completo as três salas do Instituto McDonald de Pesquisa Arqueológica, na Downing Street.
A tarde iniciou-se com apresentações dos docentes da UTAD, António Crespi, João Paulo Fidalgo Carvalho e Mila Simões de Abreu, que abrangeram vários temas- a flora característica do Vale do Cargo e Douro, os carvalhos e a arte rupestre a zona do Douro. Uma pequena demonstração de como a ciência nos ajudar a compreender e amar um território.
Às curtas palestras seguiu-se uma prova de vinhos do Douro apresentada por João Pedro da Portugalia Wines- UK de Londres. Os vinhos tinto e branco mostraram que o Douro é mais do que o vinho do “Porto”. Muito apreciados pelos mais jovens, foram os diversos tipos de cocktails, servidos graças ao generoso apoio da “Porto Réccua Vinhos”, assim como, os licores de frutas e ervas produzidos pela “Casa da Estação” de Vila Real. As bebidas foram acompanhadas por  produtos regionais do Douro e de Trás-os-Montes que incluíram mel fornecido pela “Apibéricos”, compotas, doces e chutneys também da “Casa da Estação”, amêndoas, avelãs, nozes e diversos tipos de enchidos oferecidos pelo grupo de trabalho da Unidade de Arqueologia da UTAD.
Isabel Garcia-Cabral, colaboradora do Jardim Botânico da UTAD, confeccionou com carinho para a ocasião algumas iguarias bem portuguesas. Estiveram ainda em exposição vinhos biológicos da “Quinta Casal de Jordões” de São de Pesqueira e o azeite da “Quinta da Codeceira”, Souto Maior, Sabrosa. Gratificante é saber que muitos destes produtos passaram pelas mãos de alunos, ex-alunos ou colaboradores da UTAD.
Entre os presentes nas palestras foram sorteados livros oferecidos pela CCRD-N e garrafas de vinho “o Caminho de Salomão” (Réccua vinhos). Todos os participantes receberam folhetos sobre o Museu e Parque do Côa (Fundação Côa), Marialva (oferta da Câmara da Meda) e postais da discover douro valley (ofertada CCRD- N).
Como não se pode falar do Douro sem falar de cultura estiveram à disposição dos convidados livros sobre o Douro, cortesia da Livraria de Vilarialense “Traga_Mundos”.
Passou-se assim em Cambridge uma agradável tarde de Outono a falar-se do Douro e dos seus maravilhosos produtos, mas ficou principalmente demonstrado como a pesquisa, o prazer e o valor económico podem caminhar lado a lado.
Fotos do evento podem ser vistas na página: A Medal Presentation ln Honour of Lady Jane Renfrew fotos Patricia Duff:
Cortesia da Archaeolink : http://www.archaeolink.org/
Na página oficial do evento em Douro in Cambridge:
Página da Unidade de Arqueologia:
Fotos – Ludwig Jaffe, Timur Usmanov e Isabel Garcia-Cabral
Promotores:
– Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
– Cambridge University Portuguese Speakers Society
– Unidade de Arqueologia da UTAD
– Jardim Botânico da UTAD
Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento – UTAD
Coordenação: Mila Simões de Abreu, Isabel Garcia-Cabral, João Paulo o Fidalgo Carvalho, António Crespi e Ludwig Jaffe
Apoios: Portugalia Wines-UK, Porto Réccua Vinhos, Casa da Estação- Vila Real, Apibéricos, Casal Jordões, Quinta da Codeceira, Traga_mundos, CCRD-n, Fundação Côa, UNESCO-Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências
Agradecimentos: Allegra Jaffe, Ana Cristina Durão, Ana Isabel Rodrigues, Angela C., António Alberto Alves, António Batarda, António Fontainhas Fernandes, António Pessanha de Oliveira, Ariana Braga, Artur Abreu Sá, Artur Cristovão, Caria Mascarenhas, Carlos Manuel Durão, Delfim Fernandes, Dina Pereira, Elizabeth Silva, Emma Jarman, Gerardo Vidal Gonçalves, Gioconda Simões Abreu, Helena Carvalho, Isabel Fernandes Alves, João Cabral, João Pedro, Jorge Rodrigues, José Pedro Reis, Laura Garcia, Laurence Smith, Luana Campos, Luis Jorge Gonçalves, Maria Elisa Preto, Maxim Jaffe, Pamela Jane Smith, Patricia Duff, Paulo Ósorio, Rui Tinaneto, Sara Harrop, Timur Usmanov, Vitor Vilela.