1

Charivari: Exposição de Ilustrações Satíricas

Esteve patente na galeria da biblioteca central da UTAD a exposição documental do Clube de Colecionismo de Gaia, intitulada “Charivari: Semanário Humorístico”, organizada em parceria com a Casa-Museu Maurício Penha.
Expostas estiveram 54 ilustrações, representativas de um período histórico nacional de grande irreverência panfletária e humorística.
As ilustrações, da autoria de José de Almeida e Silva e de Joaquim Maria Pinto, foram publicadas no último quartel do séc. XIX no jornal humorístico “Charivari”, editado no Porto e reconhecido pelo tom satírico do seu conteúdo, numa visão crítica da realidade política, económica e cultural do país.
Conforme assinala no texto do catálogo José Carlos Boura, o “Charivari”, segue o exemplo da célebre ‘Geração de 70’, através da ilustração satírico-caricatural, e “cumpre eficazmente o seu papel de observador atento e crítico da realidade portuguesa, procurando desse modo, potenciar as dinâmicas de mudança, já então necessárias para obstaculizar, como dizia Antero de Quental, à decadência deste povo peninsular”