Penafiel foi o palco de apresentação da Rede Tâmega Sousa Empreendedor, em evento realizado no dia 14 de janeiro. A UTAD colaborou na criação desta Rede, beneficiando da experiência de participação ativa na Rede Douro Empreendedor, tendo integrado a equipa que formatou o projeto ao longo dos últimos quatro meses.
Esta nova Rede surge por iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e com o apoio do programa ON2, conta com o envolvimento dos municípios e de um vasto conjunto de parceiros nomeadamente, Associações Empresariais locais, reunidas no Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, a UTAD, o Instituto Politécnico do Porto, a Universidade Católica do Porto, as incubadoras locais, as associações de desenvolvimento local e instituições de âmbito regional e nacional, como a CCDRN, Direção Regional da Cultura Norte, Direção Regional de Agricultura e Pescas Norte, Turismo do Porto e Norte, IEFP, IPDJ e Associação Empresarial de Portugal.
No quadro da Rede serão criados onze Balcões de Apoio ao Empreendedor, sedeados nos municípios e associações empresariais locais, será realizada formação em competências empreendedoras, disponibilizada uma rede de mentores e será lançado o Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor, cujas candidaturas estarão abertas até final de Março deste ano.
Sublinhe-se que o território do Tâmega e Sousa tem cerca de 500 mil habitantes, contando com uma significativa percentagem de população jovem. Combinando atividades industriais muito dirigidas para a exportação (calçado e mobiliário, por exemplo) com uma agricultura que ocupa 10% da mão-de-obra, o Tâmega e Sousa tem um tecido empresarial dominado pelas microempresas e uma população pouco qualificada e com poder de compra muito inferior ao da região norte e do país.
A criação da Rede integra-se na estratégia de desenvolvimento da CIM, que privilegia a promoção da dinâmica económica através de medidas como o apoio à iniciativa empresarial, o empreendedorismo e a incubação de empresas.
A UTAD, em articulação com o IPP, dará apoio de retaguarda à implementação da Rede, nomeadamente dos seus balcões locais, rede de mentores e Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor.