A ex-aluna da UTAD, Eliana Margarida Henriques de Barros, pela conclusão do seu Doutoramento na Queen’s University, em Belfast, mereceu da Câmara Municipal de Vila Real a aprovação de um Voto de Louvor, incentivando-a à continuação da excelente carreira de investigação.
O teor da deliberação camarária, exarada em ata, assinala que “os resultados do seu trabalho foram publicados em duas revistas distintas, a Cancer Research e a Molecular Cell, refletindo o carácter inovador e altamente especializado do seu trabalho”. Eliana Barros, refere o texto aprovado, “trabalhou durante este período com um dos mais destacados investigadores mundiais na área da oncologia”.
Recorde-se que esta ex-aluna licenciou-se em Genética e Biotecnologia na UTAD, onde fez também o mestrado em Genética Molecular Comparativa e Tecnológica em colaboração com o IPO do Porto. Obteve então uma bolsa de doutoramento para prosseguir os seus estudos, concluindo o doutoramento, em outubro último, na Queen’s University em Belfast.
Atualmente, encontra-se a trabalhar como investigadora numa empresa farmacêutica da Irlanda do Norte.