No âmbito do Programa Erasmus Mundus – Ação 2, foi recentemente aprovado, o projeto EBW+ – Euro Brazilian Windows+, resultado dos contactos promovidos pelo Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM) da UTAD.
O projeto Euro Brazilian Windows EBW+ – é um consórcio formado por 20 Instituições de Ensino Superior (10 europeias, entre as quais se inclui a UTAD, e 10 brasileiras) e que envolve ainda 10 instituições associadas.
O projeto prevê 151 bolsas de mobilidade de Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil para IES da União Europeia. Com estas bolsas, estudantes, investigadores e membros do pessoal académico e administrativo podem realizar um período de estudos, investigação ou trabalho, respetivamente, numa das instituições parceiras europeias deste consórcio de Universidades.
As bolsas cobrem os gastos de subsistência no país de acolhimento, uma viagem de ida e volta e um seguro de saúde, acidente e viagem válido durante todo o período de mobilidade na Europa. Todos os estudantes de intercâmbio de graduação e doutoramento terão reconhecimento académico total das atividades realizadas no país de destino e às quais tenham obtido aprovação. Isto significa que o tempo passado no estrangeiro será formalmente reconhecido pela instituição de origem como parte integrante do curso no qual o(a) estudante está inscrito(a) na instituição de origem.
Os objetivos deste projeto são o enriquecimento mútuo e um melhor entendimento entre a Europa e o Brasil através do intercâmbio de pessoas, conhecimentos e competências no que diz respeito ao Ensino Superior; o aumento da cooperação internacional entre Instituições de Ensino Superior brasileiras e de países europeus, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento socioeconômico deste país; e a promoção da transparência e do reconhecimento de estudos e qualificações em nível internacional.
As áreas de estudo elegíveis são a Educação e Formação de Professores, a Engenharia e Tecnologia e as Artes Criativas (música, design, dança e cinema).
A primeira fase de candidaturas encerrou a 15 de dezembro de 2014 e a UTAD foi uma das instituições que recebeu 358 candidaturas. Para mais informações, por favor consulte o site do projeto aqui.