1

UTAD promove palestras sobre tecnologias da informação em projetos de engenharia

Foto: Rede de Investigação e Intervenção do Serviço Social na Educação/Escolas
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a empresa ARKTEC subscreveram um protocolo de colaboração para impulsionar o conhecimento das tecnologias da informação na realização de projetos de engenharia.
Neste âmbito foram realizadas duas palestras nos dias 13 e 20 de fevereiro na UTAD (Edifício das Engenharias I, sala F.19) onde, através de exemplos reais, foi mostrada a realização de um projeto estrutural completo, de um orçamento desde um modelo BIM, realizando igualmente o controlo de custos. A participação nas palestras é gratuita e aberta ao público.
Está previsto que esta primeira ação conjunta entre ARKTEC e a UTAD tenha uma periodicidade semestral, assim como a possibilidade de introduzir na Universidade cursos práticos destas ferramentas de software.
Carlos Ribeiro da ARKTEC considera que é essencial “apostar no relacionamento entre as Universidades e as Empresas”. Sandra Pereira da UTAD valoriza a “relação entre os alunos e a realidade técnica da engenharia em Portugal, como uma oportunidade única de orientar as cadeiras para aspetos totalmente práticos, tendo o ponto de vista da realidade do dia-a-dia de uma empresa de engenharia”.
ARKTEC é uma empresa portuguesa com mais de 20 anos de presença permanente em Portugal, que desenvolve e presta suporte técnico a software próprio para engenharia, software desenvolvido integralmente por esta empresa, e que conta com milhares de utilizadores em Portugal, África, Espanha e América Latina.