UTAD prepara um Dia Aberto que fique na memória de muitas centenas de jovens
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) prepara a realização de um Dia Aberto que seja inesquecível para as muitas centenas de jovens. O encontro está marcado para 18 de março. Nesse dia a UTAD vai mostrar aos visitantes o que é ser uma das universidades mais jovens do país e poder orgulhar-se de um percurso de qualidade e inovação, reconhecido nos seus vários domínios.
O Dia Aberto da UTAD, dirigido a todas as escolas secundárias do país, vai já na sua 14ª edição e é organizado em parceria com a União das Associações de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Vila Real. O objetivo é permitir aos jovens conhecer de perto a Universidade, levando em conta que, num futuro próximo, podem vir a ser seus alunos. Daí que, nesta visita, irão conhecer os cursos oferecidos pela UTAD, ao mesmo tempo que participarão num leque muito diversificado de atividades, que prometem proporcionar-lhes uma dia para ficar na memória.
Ao todo, terão 69 atividades diferentes para escolherem: exposições, filmes, visitas guiadas, palestras, experiências laboratoriais, de tudo um pouco. Poderão aprender a identificar e a observar micróbios, aprender sobre o bioterrorismo e os seus mistérios, sobre a “linguagem dos mortos” através das autópsias de animais, mas também sobre os tesouros escondidos nas lendas; ou então ajudar a preparar uma emissão televisiva, participar em demonstrações com veículos aéreos não tripulados (drones), acompanhar experiências com robôs em ação, ver como se produzem energias alternativas, como se obtêm plantas in vitro, mas também conhecer truques numéricos de adivinhação numa matemática “brincalhona”, ou como os alunos da UTAD inventam jogos para telemóveis, entre muitas outras propostas.
Para participarem, as escolas deverão fazer inscrição ou informar-se junto do Gabinete de Comunicação Imagem da UTAD (telf. 259350778; gci@utad.pt; www.utad.pt).