Partilhe

[Imprimir]
A EMAR e a UTAD assinaram no presente mês um protocolo de parceria que visa a Implementação de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) com o apoio científico e técnico da UTAD. A parceria terá uma duração inicial de dois anos e rondará um investimento na ordem dos 38 mil euros.
A colaboração da UTAD traduz-se no apoio de investigação e formação em SIG e disponibilizará para este projecto a experiência e conhecimento na área. Neste sentido, a colaboração inclui a participação de um Bolseiro Investigador que se dedicará ao estudo do património e infraestruturas da EMAR assegurando o carregamento da informação.
“Com este trabalho e com as ferramentas informáticas que serão adquiridas a EMAR passará a dispor de toda a sua rede de condutas em SIG, para consulta por todos os interessados, facilitando assim o acesso à informação por parte dos seus clientes e utilizadores.”
O Presidente do Município de Vila Real, Rui Santos, destacou a importância desta colaboração com a UTAD “parceira privilegiada com a Câmara Municipal de Vila Real nas suas múltiplas áreas do saber.”
O Reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, destacou “a vontade da Universidade em ajudar os Municípios nas suas candidaturas ao novo quadro comunitário de apoio – Horizonte 2020, prestando-lhes serviços através da criação de unidades especializadas de investigação”.