Partilhe

[Imprimir]

 

 

O Município de Vila Real e o Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA) da UTAD apresentaram um projeto inovador de ordem ambiental que visa a conservação de Morcegos em ambiente urbano.
Em conjunto propõem-se desenvolver e executar o projeto MUrbe – Morcegos “Urbanos”, que tem como principal objetivo “implementar medidas que visem o aumento da disponibilidade de abrigos para morcegos na cidade de Vila Real e a conservação das espécies que os utilizam”.
Neste sentido serão colocados diversas caixas de abrigo na cidade de Vila Real, nomeadamente no campus da UTAD, Jardim da Carreira, N. Sr.ª da Conceição, Parque Corgo. Pretende-se assim aumentar o número de abrigos para morcegos na cidade, compensando a destruição dos abrigos naturais.
Neste projeto será promovida a participação ativa da população estudantil (desde escolas primárias ao ensino superior), nomeadamente na monotorização da eficácia e na interpretação do significado ecológico das consequências destas medidas.
Os morcegos constituem o grupo de vertebrados sobre o qual existem menos estudos produzidos na Península Ibérica. Em Portugal Continental estão descritas 25 espécies de morcegos, das quais 20 estão presentes no Concelho de Vila Real.