Realizou-se a 6 de março, na UTAD, a final do 11º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que contou com a participação de aproximadamente 1500 alunos, provenientes de cerca de 300 instituições de ensino de todo o país.
Desde 2004 que este evento, promovido pela Ludus, Sociedade Portuguesa de Matemática, Associação de Professores de Matemática e Ciência Viva, decorre em vários pontos do país, tendo sido este ano organizado pela UTAD. A Comissão Local foi constituída pelos docentes da UTAD Ana Paula Aires, Anabela Borges, Catarina Avelino, Luís Roçadas, Maria Manuel Nascimento (Departamento de Matemática), Miguel Candeias (Departamento de Engenharias) e pelas Professoras Elisabete Sousa (Escola S/3 S. Pedro) e Teresa Silva (Agrupamento de Escolas Diogo Cão).
Os jogos decorreram na sexta-feira, mas algumas escolas mais distantes deslocaram-se para Vila Real no dia anterior. A organização proporcionou alojamento para cerca de 300 pessoas, a preços bastante reduzidos, que só foi possível graças à colaboração do Seminário de Vila Real, do Agrupamento de Escolas Diogo Cão e do Regimento de Infantaria nº. 13.
No dia da competição, a partir das 8h30, os participantes foram-se dividindo pelos jogos Semáforo, Gatos & Cães, Rastros, Avanço, Produto e Sesqui, de acordo com o seu escalão de ensino, do 1.º ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário. Estes jogos caracterizam-se por um conjunto de regras e valorizam o pensamento rigoroso e abstrato, que associado a uma forte componente lúdica e criativa, se revela uma mais-valia para várias  aprendizagens, incluindo a da Matemática.
A partir das 14h, os apurados das eliminatórias matinais competiram por um lugar no pódio em cada um dos escalões.
Saliente-se o papel inclusivo destes jogos, que promovem a participação de alunos invisuais ou de baixa visão, através de tabuleiros e peças adaptados, permitindo-lhes competir de igual para igual com todos os restantes participantes.
Destaque-se também a colaboração dada por alguns alunos da UTAD que, após 3 sessões de formação, desempenharam, como monitores, várias funções de apoio no desenrolar dos jogos e auxílio aos participantes invisuais ou de baixa visão, num trabalho que foi elogiado por toda a organização.
Além desta parte principal da Final, que decorreu na Nave dos Desportos, a colaboração de vários docentes da UTAD permitiu oferecer um conjunto de atividades, que se desenvolveram em vários locais do Campus da UTAD, e que muito contribuíram para enriquecer o dia de alguns dos participantes, permitindo ainda dar a conhecer algum do trabalho científico que se faz na UTAD.
O colorido dos jogos estendeu-se também à Cantina da UTAD, escolha de local para o almoço de mais de 1000 participantes.
A partir das 17h, decorreu a Cerimónia de Entrega de Prémios, com a atribuição dos merecidos prémios aos 3 vencedores de cada um 12 escalões existentes, de acordo com a seguinte lista:
Semáforo – 1º ciclo
1º lugar: André Teixeira – Agrupamento de Escolas de Armamar