1

Ativo’2015 e Feira de Empregabilidade na UTAD

​Realizou-se entre 10 e 11 de março, mais uma edição do Ativo’2015 e da Feira de Empregabilidade, dois eventos anuais promovidos pelo Gabinete de Apoio à Inserção na Vida Ativa (GAIVA) em parceria com a empresa júnior UTAD Solutions Consulting que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e estabelecer parcerias com empresas, na região de Trás-os-Montes.
Ativo’2015
Neste evento dedicado ao empreendedorismo, estiveram presentes oradores de diferentes áreas que partilharam as suas experiências pessoais e profissionais. O evento contou com a presença de representantes da empresa Douro SkinCare, vencedora do prémio Douro Empreendedor 2014, na categoria de nova empresa; a Empresa Nova Base que se dedica ao desenvolvimento de software de empresas e em investimento de capitais; o investigador da UTAD Romeu Videira, responsável por avanços significativos no estudo da doença de Alzheimer, entre outros jovens empreendedores e representantes de empresas da região.
O objetivo deste evento foi, como em anos anteriores, fomentar a discussão na área do empreendedorismo, através da experiência partilhada pelos diversos oradores como forma de sensibilização dos jovens para o desenvolvimento de competências que levem a formas alternativas de emprego e a novas ideias.
Feira de Empregabilidade
Uma iniciativa que, anualmente, procura criar pontes entre as instituições do ensino superior e potenciais entidades empregadoras. A aproximação do diplomado à realidade empregadora atual, assim como o fomento de parcerias, foram as notas mais salientes desta feira. Estiveram presentes 30 empresas de vários ramos, que divulgaram as suas oportunidades de emprego e os serviços que desenvolvem.
 Os seus representantes mostraram-se muito atentos à realidade da formação ministrada na UTAD e abertos ao recrutamento de recém-formados, seja para ofertas de emprego, seja para estágios profissionais e/ou estágios de verão. Além da exposição dos seus projetos nos respetivos stands, as empresas puderam também fazer apresentações publicas sobre as suas atividades empresariais.