[Imprimir]

Numa coordenação de Otília Monteiro Fernandes, docente do Departamento de Educação e Psicologia da UTAD, e de Carla Maia, foi editado o livro “A Família Portuguesa no Sec. XXI.

Escrita por prestigiados especialistas das mais diversas áreas, incluindo três docentes do Departamento de Educação e Psicologia da UTAD, Catarina Pinheiro Mota, Inês Relva e Sónia Remondes-Costa, trata-se de uma obra fundamental para compreender a sociedade contemporânea.

Sinopse

De que falamos quando falamos de família na sociedade portuguesa do século XXI? Formulada a historiadores, psicólogos, professores, demógrafos, sociólogos, assistentes sociais, psicanalistas, psiquiatras, mediadores e terapeutas familiares ou jornalistas, entre outros profissionais e investigadores, este livro pretende dar-nos algumas respostas a esta pergunta.

Esta obra constitui um olhar alargado sobre a realidade das famílias portuguesas, porque, embora tenhamos intitulado este livro no singular, sabemos que se trata de uma realidade plural, que só muitos e diferentes olhares poderão captar na sua infinita variedade.

Abordando problemáticas tão diversas como o divórcio, as novas formas de casamento e de família, a adoção, o acolhimento e a mediação familiar, a delinquência, a violência ou a doença no seio da família, entre muitas outras realidades, cerca de trinta especialistas da família dão-nos, pela primeira vez em Portugal, em textos rigorosos e científicos, o seu parecer sobre os (des)conhecidos e muito distintos universos familiares.

Autores

António Coimbra de Matos, Carla Maia, Catarina Pinheiro Mota, Eduardo Sá, Graça Milheiro, Helena Osswald, Inês Relva, João Seabra Diniz, Jorge Gato, Luísa Pimentel, Luísa Santos, Madalena Alarcão, Magda Rocha, Manuel Lemos Peixoto, Manuela Fleming, Manuela Porto, Margarida Gaspar de Matos, Maria João Valente Rosa, Maria Saldanha, Nicolau Fernandes, Orlando von Doellinger, Otília Monteiro Fernandes, Paulo Delgado, Paulo Milheiro, Rui Nunes, Sónia Remondes Costa, Teresa Goldschmidt e Teresa Paula Marques.

Otília Monteiro Fernandes
Otília Monteiro Fernandes, natural de Chaves, é licenciada em Psicologia e mestre em Psicologia Clínica e do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra e doutorada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde é docente no Departamento de Educação e Psicologia da UTAD.