A aplicação “EstudarUTAD” foi criada para dispositivos móveis e permite que alunos do ensino secundário tenham acesso a informação completa sobre a oferta educativa da UTAD.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) colocou à disposição dos alunos do ensino secundário a “EstudarUTAD”, uma aplicação gratuita para utilização em tablets e smartphones, que concentra informação sobre a oferta educativa da UTAD, assim como outro tipo de informação com interesse para alunos candidatos ao ensino superior.
 A aplicação foi desenvolvida pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da UTAD, com recurso a meios próprios, e permite consultar de forma rápida a informação sobre todos os cursos de 1º ciclo disponíveis, nomeadamente os planos de curso, condições de acesso, saídas profissionais, perfil do diplomado, apoios sociais, investigação desenvolvida e informação genérica sobre a Universidade.
Os utilizadores podem realizar um teste vocacional simples e obter indicação sobre as áreas que melhor se enquadram no seu perfil. Permite ainda o acesso à informação divulgada através das redes sociais, a opiniões de antigos alunos, e conhecer melhor o que universidade tem para oferecer.
A apresentação pública desta aplicação foi feita no Dia Aberto da UTAD, momento em que a instituição recebe alunos do ensino secundário para conhecerem e participarem em atividades relacionadas com as suas áreas de estudo e investigação, sendo também uma altura privilegiada para dar informação aos potenciais candidatos a estudos superiores.
A aplicação pode ser descarregada gratuitamente a partir da loja online Google Play para dispositivos móveis Android e na loja online Apple Store para dispositivos IOS.​